top of page

Estudo de Caso: Shinola Detroit, NY/Detroit

Atualizado: 13 de jan. de 2019

Hoje apresentaremos o estudo de caso de uma marca e nele falaremos um pouco do design, conceito, storytelling para merchandising e diremos porque são itens importantes para agregar valor aos produtos que são vendidos em uma loja.


Vamos lá!


Shinola (A Marca)


Origem



Shinola era uma marca americana de graxa de sapatos. A Shinola Company, fundada em Rochester, Nova York em 1877 como a American Chemical Manufacturing and Mining Company, produziu a graxa sob uma sequência de diferentes proprietários até 1960. Foi popular durante a primeira metade do século 20 e até se tornou um bordão com a frase: "Você não sabe nada de Shinola"("You don't know shit from Shinola") , que significava ser ignorante. A marca foi adquirida pela empresa de varejo de luxo em 2011 e transformada em um simbolo de bicicletas e relógios artesanais, e hoje a marca se pluralizou se espalhando pelo mundo, construindo um hotel e adquirindo produtos de outros designer que levam a sua marca.


2013 Detroit / New York




"Fundada em 2011, a Shinola nasceu do desejo de criar uma marca americana de relógios de pulso para rivalizar com os fabricados na Suíça. Shinola tomou o nome de uma marca descontinuada de polidor de botas e do um coloquialismo da época da Segunda Guerra Mundial (ou seja, "Você não sabe que é Shinola"). Depois de adquirir o nome, a nova Shinola escolheu Detroit como sua base de operações, procurando evocar a nostalgia sentida pelos americanos em relação à reputação histórica da “Cidade do Motor” de manufatura nacional.


Desde então, a Shinola Detroit se fortaleceu como fabricante de artigos de luxo de alta qualidade. Depois de relógios de pulso, a empresa passou a produzir bicicletas, artigos de couro e até mesmo toca-discos. Mantendo-se na vanguarda da tecnologia, mas sempre com um toque nostálgico, Shinola tornou-se uma das favoritas dos americanos mais experientes em busca de algo especial."4


Loja Artesanal e Peças Únicas


"Uma adição fantástica às lojas Shinola é a instalação de máquinas de gravação manuais tradicionais que os clientes podem usar (corretamente assistidos, é claro) para carimbar uma mensagem personalizada em metal em suas compras. Completamente de acordo com o foco da empresa na fabricação tradicional de Detroit, a máquina de gravação permite que os clientes nas lojas se divirtam, enquanto também aprendem algo sobre o trabalho que envolve a criação dos produtos de que eles gostam. Além disso, eles conseguem sair com algo único para eles como lembrança."


Expansão

Hotel Shinola


Shinola sempre teve a ambição de não somente vender um produto mas expandir para a marca para experiências maiores, onde o consumidor pudesse interagir.


Desde o seu lançamento de sua marca tinha ideia a de construir um hotel em detroit para transformar a cidade.



"A estrutura principal que é agora ocupada pelo Shinola Hotel foi construída pela T.B. Rayl Company em 1915. Wirt Rowland foi o arquiteto por trás da elaborada fachada de azulejos vermelhos na loja de ferragens e artigos esportivos. Rowland era conhecido por explorar novos métodos e materiais de design, e seu uso de terracota no Rayl tornou-se distintivo em Detroit. Rowland mais tarde viria a projetar algumas das estruturas mais reconhecidas de Detroit: o Edifício Guardião - adornado com azulejos Pewabic e escultura Parducci - e o Edifício Penobscot - conhecido pela brilhante esfera vermelha no topo de sua torre."



Durante a construção do Hotel Shinola, houve um compromisso subjacente de restaurar os dois edifícios à sua aparência original, garantindo que essas estruturas brilhassem em um novo século."



Design e Influências


Utilização da História Americana como Merchandising.



"Durante os anos de boom da indústria automobilística, a cidade de Detroit era um centro movimentado da indústria americana. Agora, com fabricação offshore; as lutas econômicas dos últimos anos; e as diminutas fortunas da General Motors, Ford e Chrysler; Detroit tornou-se um exemplo para a desindustrialização da América. E enquanto a indústria automobilística está mostrando sinais de ressurgimento da tarde, a Motown caiu no auge da falência.


Tempos difíceis, no entanto, exigem pensamento criativo. Em 2011, um pequeno grupo de empreendedores tirou o nome e o logotipo da icônica Shinola Shoe Polish Company para usar como porta-estandarte de sua nova linha de relógios de luxo, artigos de couro, bicicletas e jornais de fabricação norte-americana."


Industrialismo dos anos '30 e Minimalismo



"Para referenciar a cultura industrial do século 20, incorporamos objetos encontrados", acrescenta Rockwell. Uma vitrine centenária de madeira de carvalho, descoberta em uma loja de sucata em Seneca, NY, foi cuidadosamente restaurada e estrategicamente posicionada como um ponto focal na parede do fundo. O tesouro encontrado apresenta a coleção de relógios masculinos, femininos e unissexos da Shinola."




Parceiros com Lojas Pop-ups


"Reconhecendo a necessidade de aproveitar a tecnologia para prosperar no mundo dos negócios modernos, a Shinola estava entre as primeiras marcas a usar a publicidade direcionada ao local. Entregar propagandas a dispositivos em locais identificados como frequentados por pessoas que provavelmente compram em Shinola - clubes de jazz, cafeterias, restaurantes veganos, etc."


Shinola se utilizava dos comércios ao seu redor para divulgar e criar vínculos.


A última palavra vai para Heath Carr.


"Lembre-se de que o cliente não precisa entrar em sua loja. Nós não estamos vendendo comida, água ou remédios. [...] Eles têm que querer vir."


Conclusões


A Shinola Detroit é uma grande marca hoje em dia. Ela foi desde o início pensada, investida e desenvolvida para isto. O que podemos tirar de referência para nossos projetos são os atributos utilizados para a criação da marca, e como isso influenciou no desing da loja.


Atributos:

História, a reutilização de uma marca existente que possuía um bordão, isso cria muito impacto.


Desing Artesanal, que reflete no design da loja, onde foram utilizados materiais delicados que trazem delicadeza, o mezanino e a escada helicoidal que parecem ter sido esculpidas manualmente.


Minimalismo na Utilização das Cores e revestimento para que o produto se destaque. Isso funciona porque são produtos pequenos, e qualquer coisa poderia chamar mais atenção que o que está sendo exposto ali, mas talvez não seja a melhor opção para sua loja, e para a característica da sua marca, usando o minimalismo pode acabar caindo num senso comum e despersonalizando o ambiente.

Respeito a Edificação Existente a Qual vai ser Instalada, sempre deixando estrutura aparente, e trazendo um ar industrial, padronizando a forma de exposição dos produtos, e sempre utilizar artefatos que parecem ter sido feitos manualmente, que não saíram de uma produção em massa.





Pense na sua marca!


Conheça os comerciantes ao seu redor, eles não são seus concorrentes. Deixa a concorrência para as grandes marcas, os comerciantes vizinhos podem ser seus aliados, e todo mundo cresce junto.


A história da sua marca é importante, gera interesse, o partido arquitetônico reflete um pouco de você e o contexto onde o empreendimento está inserido.


Pupa Arquitetura

Fornecedores dos projetos

Retailer Shinola, New York

Design Rockwell Group, New York

Lighting Chapman Lighting, Avon, Mass. Galerie Half, Los Angeles Comsaco, Norfolk, Va.

Decor Wyeth, New York Guy-Laurent Setruk Antiquities, Paris

Flooring Ann Sacks, New York Decorative Concrete of New York, New York

Wallcoverings and Materials Benjamin Moore, Montvale, N.J. First Wood, New York Walker Zanger, New York Total Metal Resources, Greenpoint, N.Y. Archetype Frameless Glass Inc., Yoe, Pa.

Millwork and Furniture Walter’s Custom Cabinetry, Stroudsburg, Pa. Belvair Modern, Detroit

Furniture Kirk Albert Vintage Furnishings, Seattle Uhuru, New York


Fontes:

1 - https://coolhunting.com/culture/shinola-nyc-tribeca-store/

2 - http://www.vmsd.com/content/made-america

3 - https://futurestoreseast.wbresearch.com/shinola-detroit-in-store-experience-strategy-roll-up-our-sleeves-ty-u

4 - https://www.shinolahotel.com/the-history


Imagens:

Imagem do Site - https://www.shinola.com/


 
 
 

Comments


bottom of page